sexta-feira, 28 de março de 2014

E quem nunca se perguntou por que as pessoas nos machucam tanto?


A gente, ao que me parece, tem essa mania besta de por a culpa das coisas que acontecem em nossas vidas, em outras pessoas. Não assumimos a responsabilidade de nossos atos. Sempre encaramos como se os outros nos machucassem e não nós mesmos. Será? Em um considerável número de vezes, me parece que nós somos os culpados em se machucar tanto. E sabe por quê? Porque criamos expectativas dessas pessoas. Muitas vezes, nem mesmo conhecemos essas pessoas que nos relacionamos. Já reparou o que fazemos? Criamos uma IDEIA do que seria essa pessoa. Simplesmente vemos o que queremos ver. Com nossa vontade aliada a uma estupidez criativa, colocamos um “extra” em pessoas ordinárias, comuns.

Aquele cara não é um príncipe encantado, muito menos um Chuck Bass. Provavelmente ele será um Dan Humphrey no início da primeira temporada. Aquela amiga? Você nem sabe se deveria confiar tanto. Talvez ela não seja tão legal, talvez ela só seja boa em fingir. Vemos o que queremos ver. E por isso, nos decepcionamos. Se nós, todos nós, procurássemos mais tentar conhecer as pessoas a fundo,ver aquilo que vai além do que elas nos mostram, talvez a gente se decepcionasse menos. Talvez assim, a gente se surpreendesse menos.

Contudo, estou bastante ciente que nem sempre a culpa é nossa. Não foi isso que eu quis dizer, nem de longe. Por mais que conheçamos um alguém, essa pessoa pode nos surpreender. Conhecemos pessoas há anos e a cada dia aprendemos mais um pouco sobre elas. Se decepcionar faz parte do se relacionar com alguém, a questão é se podemos lidar com o grau de decepção que sofremos. Sofrer faz parte, mas superar é arte! E nem todo mundo é artista.

Logo, tudo o que nos resta, é cuidar do nosso 50% de responsabilidade em nossos relacionamentos e torcer para que, a outra pessoa, faça o mesmo. Talvez assim, a gente sofra menos. E infrinja menos dor aos outros também. Infelizmente, relacionamentos não possuem regrais universais justamente pelo fato de que pessoas são diferentes e cada relacionamento ser único. Mas, prestando atenção no outro e na gente, talvez nós conseguiremos evitar machucar tanta gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário